23 de dez. de 2007

Hawayo Takata

Do antigo Diário de Hawayo Takata

"Na tentativa de escrever em poucas palavras este relato sobre a arte de curar, tratarei de ser mais prática que técnica, porque o que vou descrever não está associado a nenhum ser material visível, não tendo forma nem nome.
Creio na existência de um Ser Supremo, no Absoluto Infinito, numa força dinâmica que governa o mundo e o universo. É uma força espiritual invisível que vibra e que torna as outras forças insignificantes ao seu lado, e por isso é Absoluta.
Essa força é impenetrável, imensurável, e sendo uma força universal de vida, é incompreensível ao Homem. No entanto, cada ser vivente recebe suas bênçãos diárias, acordado ou dormindo.
Diferentes professores e mestres a chamam de Grande Espírito, a Força Universal de Vida ou a Energia de Vida, pois quando é aplicada vitaliza o sistema interno; também a chama de Onda Celestial, porque alivia a dor e nos faz entrar em um estado de profunda sonolência como se estivéssemos sobre o efeito de anestésicos. É também chamada de Onda Cósmica, porque irradia sensações de bem estar, nos elevando a um estado de harmonia.
Eu a chamarei de “Reiki”, porque a estudei sob esta denominação. Reiki é como ondas que são transmitidas de maneira semelhante às ondas de rádio. Pode-se aplicar com eficácia tanto localmente como à distância, como que emitida por ondas curtas.
Reiki não é eletricidade, nem rádio, nem raio X. Pode penetrar através de camadas finas de seda, linho, porcelana, chumbo, madeira ou aço, pois ela vem do Grande Espírito – do Infinito.
Não destrói células nem nervos, é absolutamente inofensivo e por isso é um tratamento prático e seguro. Por ser Reiki uma vibração universal, este tratamento beneficia a todo o ser vivo: aves, animais, plantas, como também todos os seres humanos, sendo jovens e idosos, pobres ou ricos.
Deve-se aplicá-lo e utilizá-lo diariamente de forma preventiva. Deus nos deu este corpo, um lugar para viver e o pão de cada dia. Fomos colocados no mundo com algum propósito e por ele devemos estar sadios e felizes.
É o plano de Deus e Ele nos proporciona tudo o que necessitamos. Nos deu as mãos para trabalhar e curar, para que conservemos a saúde física e mental, para que nos libertemos da ignorância e vivamos em um mundo iluminado; para que vivamos em harmonia conosco mesmo e com o próximo, e para que amemos a todos os seres vivos.
Se aplicarmos estas regras diariamente, nosso corpo responderá de uma forma que tudo o que queremos e desejamos conseguir neste mundo, estará a nosso alcance. Saúde, felicidade, e o caminho de uma longa vida, que todos buscamos. Isto é o que chamo de Perfeição.
Por ser uma força Universal do Grande Espírito Divino, pertence a todos que buscam e desejam aprender a arte da cura.
Reiki desconhece raça, credo e idade. O estudante encontrará seu caminho quando estiver preparado para aceitá-lo, então lhe será mostrado. A Iniciação é uma cerimônia sagrada, na qual se estabelece a ligação. Por estarmos ligados ao Espírito Divino, não há erro nem dúvida, pois esta energia é Absoluta.
Uma vez estabelecida a primeira ligação ou iniciação, as mãos irradiam vibrações quando colocadas sobre as partes doentes, aliviando as dores ou terminando o sangramento de uma ferida aberta. Suas mãos estão capacitadas para curar doenças agudas e crônicas, em seres humanos, plantas, aves e animais.
Em casos agudos é suficiente aplicar suas mãos sobre a parte afetada por somente alguns minutos. Em casos crônicos, o primeiro passo é descobrir a causa e o efeito.
Não é necessário o doente tirar a roupa, porém, é bom afrouxá-la, para que ele possa relaxar melhor, estando deitado de costas. O mais importante é encontrar a causa da doença.
Inicie o tratamento pelos olhos, a seguir frontal, glândula pituitária, ouvidos, garganta, tireóide, timo, estômago, vesícula, fígado, pâncreas, plexo-solar, intestino grosso e delgado, ovários, bexiga, tórax e coração.
A seguir o paciente deve se virar de barriga para baixo e ser tratado nas costas, coluna, rins, baço e próstata.
Durante o tratamento tenha confiança em suas mãos. Observe, sinta vibrações e reações. Se o paciente estiver sentindo alguma dor, você irá sentir isso nas pontas dos dedos e na palma das mãos. O mesmo acontece se o paciente sentir coceira, você também sentirá. Quando é profundo e crônico você sentirá como uma dor profunda, e se for aguda você notará um picar suave em suas mãos.
Assim que o corpo reagir ao tratamento, a dor aguda desaparecerá, porém a causa permanece. Tente penetrar na causa com o tratamento diário e então em cada tratamento uma melhora se fará notar.
Depois de haver tratado os órgãos desta forma, eu termino o tratamento com umas massagens rápidas dos nervos que regulam a circulação. Ponho umas gotas de azeite de gergelim ou qualquer azeite vegetal puro. Coloco meu polegar e o indicador do lado esquerdo da coluna e os três dedos e a palma da mão apoiados sobre o lado direito da coluna vertebral. Executo um movimento de cima para baixo com batidas leves até o fim da coluna, mais ou menos de 10 a 15 batidas. Só em casos de diabetes os toques são invertidos. A massagem nos braços e nas pernas são feitas em direção ao coração.
O desenrolar do tratamento descrito acima é chamado de básico e requer uma hora ou mais, dependendo das complicações ou da seriedade do caso.
Ao tratar todo o corpo em detalhes, as mãos se tornam sensíveis e podem chegar a determinar a causa da doença, sentir onde a energia está bloqueada, sejam os mesmos físicos ou mentais, agudos ou crônicos. Sendo um tratamento sem medicação, Reiki ajudará o organismo a restabelecer seu funcionamento normal.
Em um período de quatro dias a três semanas poderemos notar uma grande diferença dentro do organismo. Todos os órgãos internos e glândulas começam a funcionar com mais vigor e ritmo. O suco gástrico fluirá normalmente, os nervos tensos se relaxarão, bloqueios se soltarão, o intestino grosso começará a trabalhar, as toxinas se soltam das paredes do intestino e os gases serão eliminados.
Todas as toxinas que se acumularam por muito anos, deixarão o corpo através dos póros produzindo uma transpiração pegajosa. As fezes aumentam em quantidade, são escuras e com odor forte.
A urina também aumenta, se torna escura e com mau cheiro, podendo ficar da cor de um chá preto ou às vezes, branca como se fosse farinha batida com água. Isso poderá durar de quatro a seis dias, porém, já aconteceu de alguns pacientes terem esta forte reação após o primeiro tratamento.
Quando isso acontece, você poderá ter a certeza que uma grande limpeza geral dos órgãos internos foi efetuada. Com uma limpeza tão boa, o organismo se torna ativo. Os nervos insensíveis até então, se tornam sensíveis, o apetite é ativado, o sono profundo será natural, os olhos voltam a cintilar e a pele fica lustrosa como seda.
Com o sangue renovado e uma boa circulação, nervos e glândulas restabelecidos, é possível um rejuvenescimento de cinco a dez anos. Neste período é extremamente importante uma alimentação sadia. Nos tratamentos de saúde com Reiki, nós somos vegetarianos e comemos todo tipo de frutas de estação.
A natureza nos fornece em abundância, mas não para ser desperdiçado. Comer em demasia é pecado. Comer moderadamente é um sentimento de gratidão para com o Grande Espírito, que é o Criador, e o Poder Supremo que faz tudo crescer, florir e amadurecer os frutos.
Sente-se à mesa com pensamentos agradáveis. Nunca coma quando estiver aborrecido. Evite leite, açúcar branco e aminoácidos, quando você tiver o estômago delicado. Com a alimentação adequada, o paciente reagirá com mais rapidez ao tratamento."

Tirado do livro “Reiki”, em memória e homenagem a Takata Sensei, elaborado por Alice Takata Furumoto, 1982, do antigo diário de Hawayo Takata.

Nenhum comentário: